Introdução à Computação Gráfica

Trabalho de Implementação

Introdução

 

O objetivo do trabalho é não só avaliar se o aluno assimilou a matéria, mas também estimular a criatividade do aluno. Por esta razão, o trabalho não será "fechado" mas será especificado em parte também pelo próprio aluno. Os trabalhos são individuais e diferentes.

 

O aluno poderá escolher um dos dois temas descritos abaixo ou sugerir um terceiro tema. Cada aluno deverá entregar por escrito uma mini-especificação do trabalho que irá implementar.

 

Tema I - Vídeo Game

 

Num vídeo game típico o jogador tem que enfrentar e destruir adversários, usualmente empregando algum tipo de arma capaz de disparar projéteis. Muitas variações são possíveis sobre este tema, desde cenários simples (e.g. Space Invaders) até jogos que se desenrolam em ambientes complexos e os oponentes são entidades articuladas tais como robôs, animais ou homens (e.g. Quake). Para este curso, esperamos apenas a implementação de algo simples como Space Invaders em 3D.

 

Sugestão: O usuário comanda uma estação de tiro com um canhão capaz de disparar um projétil por vez. O canhão está posicionado de tal forma a cobrir um campo que está sendo invadido por tropas inimigas. Cada soldado inimigo tem como objetivo atingir sua estação de tiro avançando (lenta mas inexoravelmente) pelo campo. Obviamente, se algum soldado atingir seu objetivo, o jogador perde. 

 

Tema II - Quebra-Cabeça

 

Uma outra categoria de jogos de computador são os chamados "quebra-cabeças" onde, ao invés de destruir inimigos, o objetivo é achar a correta configuração de algum artefato. As variações são inúmeras sendo que o principal ponto de diferenciação é o artefato que se manipula. Existem jogos que envolvem baralhos (paciência), figuras recortadas em pedaços irregulares (os quebra-cabeças propriamente ditos ou,  em inglês, jigsaw puzzles) e outros.

 

Sugestão: Simular um (ou mais) dos quebra-cabeças inspirados no Cubo Mágico de Erno Rubik. A aplicação deverá permitir ao jogador manipular o artefato tanto para poder examiná-lo de qualquer ângulo como também para mover as peças.

 

 

 

Cronograma

 

  1. Daqui a 1 semana: Entrega e discussão da mini-especificação.
  2. Daqui a 3 semanas: Modelagem dos objetos tais como soldados, canhão, quebra-cabeça, etc. Demonstração através de uma aplicação que apenas exibe os objetos.
  3. Daqui a 5 semanas: Projeto com funcionalidade básica.
  4. Daqui a 8 semanas: Projeto com todas as funcionalidades.
  5. Daqui a 9 semanas: Projeto com todas as funcionalidades e com renderização de alta qualidade, incluindo efeitos de sombras, reflexão e mapeamento de texturas.

 

Critério de Avaliação

 

Em geral, um projeto entregue pontualmente e que esteja correto vale conceito A. Considera-se correto um projeto que resulta numa aplicação "jogável" e no qual todas as funcionalidades especificadas foram implementadas. Pontos são tirados no caso de:

(a)   Impontualidade;

(b)  Erros de execução;

(c)   Projetos triviais;

(d)  Visualização medíocre.